Jornalista:

Karine Alonso 

Reg. Prof. DRT: 16.315(JP) (SJPMG) 

Contato: karinealonsojce@gmail.com 

_______________________________________

 

 

 

Fotojornalismo esportivo:

Profissão que une sentimentos e espetáculo

 

 

        Entre as diversas funções da fotografia, uma delas é chamar atenção, destacar algo que não é notado ou enfatizar aquilo que fascina é uma das missões de um fotógrafo. Quando o assunto é esporte não há o que discutir que a fotografia valoriza muito a notícia e provoca reações diversas nos torcedores: raiva, emoção, alegria e críticas.

O futebol é um bom exemplo, ele é considerado como uma das principais manifestações culturais do país, pode se enquadrar como fenômeno de massa. Praticar esporte é sinal de desenvolvimento físico, psicológico e mental. Todo esporte acompanha uma linha de raciocínio lógico para chegar a um único resultado: a vitória, e todo esse conjunto de habilidades proporcionadas pelo esporte resultam em uma grande interação social.

        A fotografia é uma grande aliada da notícia esportiva, ela consegue dar informação sem antes mesmo do texto. O torcedor já tem uma “pré-leitura” dos acontecimentos da partida, como por exemplo um jogador de cabeça baixa com sinais de decepção, o torcedor já remete a imagem de um resultado ruim. Ou então uma comemoração de gol, jogadores abraçados e sorridentes a idéia transmitida é de um resultado positivo. Já foi constatado em grandes jornais como o Lance! Que as maiores tiragens, índices de vendas e fotos mais produzidas são realizadas toda segunda feira que geralmente os jornais trazem matérias e resumos das rodadas do fim de semana.

        O fotojornalista esportivo tem que trabalhar com fatores muito importantes, como atenção, prática, velocidade e conhecimento da modalidade que está fotografando, é necessário entender do jogo para ser preciso nos lances de decisão. Preferências por time ou determinado jogador ou técnico também são deixados. Na área esportiva, sentimento de amor pode atrapalhar uma boa atuação profissional e na fotografia não é diferente, por amar demais um determinado clube, pode-se perder um grande material, então, todo cuidado é pouco. Em resumo, ser fotojornalista esportivo é colocar na mira da lente criatividade, adrenalina, dinamismo e muito amor.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Caros Leitores,

É como um enorme prazer que serei responsável pela coluna semanal do Jornal Correio Eletrônico, ‘Imagem em pauta’.

Nesse espaço irei compartilhar com vocês minhas experiências como fotógrafa e cinegrafista, com olhar diferente.

Acompanhe-nos no portal e brevemente na revista eletrônica do jornal,

fiquem atentos para recebê-la!

Um abraço,

Karine Alonso