COLUNISTA JCE..

 

Reciclagem Moral

 

               

                Ruas sujas, poluição atmosférica, lixo, falta de pontos de coleta seletiva, falta de medidas sócio-educaticas e consciência coletiva, emolduram um quadro hediondo no Brasil e no mundo. A falta de escrúpulos da sociedade em prol do meio ambiente, cresce gradativamente, bem como, à grande quantidade de lixo produzido nas grandes metrópoles.

                A falta de iniciativa e de consciência coletiva, tanto das empresas (pessoa jurídica) como da  população(pessoa física)torna-se um vilão para todos,uma vez que a poluição,e o alto índice de dióxido de carbono(CO2)provocada principalmente por empresas de transporte industriais,juntamente com a quantidade de lixo jogado nas ruas pelos transeuntes,contribui para o surgimento de novas doenças e variações climáticas,seguidas de fortes pancadas de chuva, entupimento de bueiros e alagamentos,bem como a destruição da camada de ozônio e o aumento  do aquecimento global.

                No século 21, é importante nos conscientizarmos, s e agir-mos como irmãos do universo, e não como Senhores da Terra, promovendo o caos e a destruição do meio ambiente, retirando-lhe seus preciosos recursos naturais com objetivos gananciosos. No entanto é difícil conscientizar a população de forma geral, que quando a terra se tornar infértil e o barril de água mais caro que o um barril de barril petróleo... O jeito vai ser "comermos o dinheiro".

                 Por isso, é importante a colaboração da população de forma unânime e individual, no sentido de abraçarmos a mesma causa, e cada um fazer sua parte, começando por jogar lixo nas lixeiras e pela prática de separação do lixo doméstico.

 

ÓRGÃOS COMPETENTES>>

                Cabem ao governo e órgãos competentes, campanhas de apoio e incentivo ao meio ambiente,bem como instalações de pontos de coleta seletiva em vários pontos ostensivos das cidades,lixeiras para a separação do lixo como o plástico o papel o metal e o vidro em comércios e recintos fechados, e não somente e em parques e praças bonitas. No entanto, mais importante do que isso, seria o ensino em escolas públicas e privadas, tendo como modulo de ensino através de apostilas e livros didáticos o meio ambiente, visando o subsídio do mesmo e formando cidadão mais conscientes para as próximas gerações.

 

 

Por: Wesley dos Anjos

Colunista JCE e escritor Mineiro

__________________________________