Webnode

 

FESTA MEMORÁVEL EM MINAS...

 

 

Carnaval de Raposos atrai mais de

12 mil foliões nos quatro dias de festa

 

Além dos vários shows, público presente pôde

acompanhar de perto, os tradicionais blocos carnavalescos da cidade

A cidade ficou lotada - vista do palco ( Foto: Felipe de Jesus )

 

Matéria de cobertura:

*Jornalista (JP)*

Felipe José de Jesus

Reg. Prof. JPDRT: 15.263-MG (SJPMG)

Fotos na matéria: Felipe de Jesus

Mais fotos: Facebook:Jornal Correio Eletrônico e Prefeitura de Raposos

*Cobertura: Convite da Prefeitura Municipal de Raposos- MG*

 

        Ruas cheias e muita, mas muita alegria, gente bonita e descontração. Assim foi realizada a festa momesca, de uma das cidades mais antigas de Minas Gerais: Raposos, que completou no dia 16 de fevereiro deste ano, 322 anos de história. A animada e bem estruturada festa, foi uma realização da Prefeitura Municipal de Raposos – MG, através do prefeito Nelcio D. Neves, com montagem da estrutura técnica da BMF Produções e Eventos e produção artística, da Companhia Boa Música (CBM).

       Nos quatro dias de evento, os visitantes e moradores foram contemplados com a apresentação dos blocos: Chapados, Vai Que Não Vai, Vai Quem Quer do Jeito Que Quer, São Domingos, e Safadim. Além dos blocos carnavalescos, grandes atrações musicais como: Copo Lagoinha,  João Lucas e Diego, Levada Boa, Os Bakanas, Na Escuta, Banda Cor, Banda Hererê, Banda Olosujos, Banda K+ e etc. Entre os dias 17 a  22 de fevereiro, cerca de 12.500 foliões passaram pelo local. (Média: 3.100 pessoas por dia).

O grupo  - Copo Lagoinha, apresentou

clássicos do samba - (Foto: Felipe de Jesus)

 

           Em entrevista exclusiva ao Jornal Correio Eletrônico’, que esteve presente na cidade, a chefe da Divisão de Cultura, da Prefeitura de Raposos, Maria Marta Fróes, falou sobre importância da festa para os moradores e também para os visitantes. Além disto, descreveu sobre a inesquecível comemoração dos 322 anos da cidade.

           “O nosso Carnaval sempre foi muito focado lá em baixo, próximo da antiga Estação. Contudo, este ano, a festa percorreu por uma parte da cidade e trouxe blocos carnavalescos tradicionais para o público: Art Dance, Chapados, Vai Que Não Vai, Vai Quem Quer do Jeito Que Quer, São Domingos, Safadim e o Olosujos. Pelo o que percebemos, os moradores gostaram dos blocos, pois, muita gente participou e brincou na festa. A respeito dos 322 anos de Raposos, foi maravilhoso o festejo, tivemos no sábado dia 11, a abertura das comemorações, dia 12 a Missa e dia 16, Hora Cívica. A seguir, tivemos o show da Banda Brasil 70, fora as outras atrações. Foi inesquecível e tudo muito bonito. A participação dos moradores foi essencial. Para nós, um incentivo para fazermos sempre o melhor para todos”, disse.

 

Os foliões se divertiram na festa (Foto: Felipe de Jesus)

Nas Ruas, os blocos carnavalescos animaram os presentes

(Foto: Felipe de Jesus)

Foliões (Foto: Felipe de Jesus)

 

Oportunidade >>

            Em relato, Geize Pires, Chefe de Gabinete e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Raposos, disse que o Carnaval juntamente com comemoração dos 322 anos da cidade, foi uma  oportunidade de mostrar também para os visitantes, como é animada e bem organizada, a festança momesca da cidade.

           “A população e os visitantes, gostaram muito dos shows pelo o que vimos, principalmente por causa das bandas. Trouxemos grandes nomes da música como: Copo Lagoinha, Levada Boa e etc, todas escolhidas com muito carinho para os moradores de Raposos. Poder fazer uma festa como esta, é ótimo e satisfatório, pois Raposos têm uma história muito bonita, principalmente pela vida de seus antepassados. Não podemos deixar de falar pelo Carnaval, que é considerado um dos melhores na RMBH, juntamente com as outras cidades históricas: Nova Lima, Rio Acima, Ouro Preto e etc. Sobre o Carnaval e as comemorações dos 322 anos, todos que participaram: organizadores, parceiros e acima de tudo, moradores, estão de parabéns pela presença e pela atenção”, concretizou Geize.

 

A banda,  Levada Boa - animou a festa (Foto: Felipe de Jesus)

O grupo: Os Bakanas, alegrou a tarde de domingo (Foto: Felipe de Jesus)

 

Paixão declarada por Raposos >>

             Sobre a folia e o aniversário de Raposos, Geraldo, mais conhecido como Car Love, da BMF Produções e Eventos, afirmou que foi um privilégio imenso fazer a estrutura técnica do Carnaval. Além disto, declarou ao JCE, seu amor e gratidão pela cidade.

             “São 322 anos, é muita história para contar. Uma cidade, que está a 40 minutos da Capital mineira, do lado. Um município que passa algumas dificuldades, digo em questão de receita, com rendimentos de R$ 700 e poucos mil. Um local que tem suas delimitações, como uma família que vive com 1 salário mínimo, contudo, é uma cidade feliz. Apesar disso, esperamos que a administração futura, ou mesmo a atual traga de fato, soluções para os problemas enfrentados aqui. Raposos em minha opinião é a cidade mais apaixonada do Brasil, eu amo demais estar aqui. Para nós da BMF Produções e Eventos é um privilégio participar, fazer a estrutura deste Carnaval. Trouxemos grades, banheiros químicos, geradores, iluminação, sonorização, já os shows, foi o  Marcelo da CBM que trouxe. Poder alavancar a história da cidade é um prazer, onde estivermos vamos levar o nome da cidade em 1º lugar. As pessoas já estão percebendo que aqui tem um Carnaval de qualidade. Agradecemos a Deus pelas oportunidades. Raposos está em nossos corações”, afirmou Geraldo.

 

Ao centro de vermelho: Geraldo (Car Love) e equipe da

BMF Produçõe e Eventos - (Foto: Felipe de Jesus)

       

           Sobre a estrutura total do evento, Marcelo Vaz da CBM, explicou que muitos quesitos foram modificados este ano em relação ao ano de 2011. Tudo para trazer mais comodidade para os foliões. “A estrutura foi baseada pela do ano passado, contudo melhor este ano, com algumas modificações. Foram colocadas 4 tendas 10 x 10  para cobrir a área do evento por causa das chuvas. As barracas de vendas foram montadas próximas das tendas, para não prejudicar os foliões. Foram colocadas, duas torres para manter a linha do som dentro da tenda, uma estrutura de ‘PA’ - Line e Way, que é o som e linha para varrer todo o espaço. Fora isso, um gerador de energia para segurar som, iluminação, caso houvesse algum problema com a energia da Cemig. Tudo foi feito com extremo cuidado, para garantir o divertimento e comodidade para os visitantes”.

 

A Chefe de Gabinete: Geize Pires com Marcelo Vaz, da CBM

(Foto: Felipe de Jesus)

 

Copo Lagoinha e moradores satisfeitos com o festejo >>

             Dudu do grupo de samba, Copo Lagoinha, contou ao 'Jornal Correio Eletrônico', que foi uma satisfação enorme, poder tocar para o público presente na cidade. Além disto, lembrou que esta foi a 1ª vez que a banda participa do Carnaval de Raposos.

             “Para nós do Copo Lagoinha, é um prazer pode tocar aqui. Ficamos surpresos, pois a praça ficou linda, uma estrutura maravilhosa, tudo muito bem feito para nós e para os visitantes que vieram. Esta é 1ª vez que participamos do Carnaval em Raposos. Um público muito bonito, animado e acima de tudo, muito agradável, educado. O nosso perfil musical é regrado por nomes conhecidos do samba, como: Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, contamos a história do samba. Tomara que o público tenha gostado do que proporcionamos, pois ficamos muitos felizes pela oportunidade de trazer o nosso show, nesta maravilhosa festa. Parabéns”, concluiu o integrante.

Com o cavaquinho, Dudu do Copo Lagoinha e duas fãs.

A direita de azul, Geize Pires Chefe de Gabinete da Prefeitura

 

             Ana Paula, moradora da cidade, disse que a festa de Raposos, foi melhor do que em outras cidades de Minas. “Eu vi um pouco como foi o Carnaval de outras cidades mineiras pela TV. Raposos não deixou nada a desejar. Em minha opinião, foi tudo muito lindo, pois conseguiram colocar em um só lugar, bandas de nome da música popular e o melhor, blocos carnavalescos bem animados. Eu adorei o bloco, Vai Quem Quer do Jeito Que Quer. Todo mundo que participou, com certeza gostou do que viu. Raposos ficou lotada de gente. Parabéns e que ano que vem seja melhor ainda”, finalizou.

 

José Ribeiro e amigos, no Carnaval de Raposos (Foto: Felipe de Jesus)

 

Outras informações >>

             Para obter outras informações e mais fotos, acesse o site da Prefeitura de Municipal de Raposos: www.raposos.mg.gov.br/.  Tel: (031) 3543-1276. Confira a cobertura deste belo Carnaval mineiro. 

 

 

 

Pela primeira vez na história de Raposos,

prefeitura investe em comunicação para a cidade

 

Prefeito Nelcio D. Neves abre espaço para assessoria

e melhora comunicação na Prefeitura de Raposos

 

Os jornalistas: Bruno Morais, Karine Alonso, Geize Pires e Felipe de Jesus

(Foto: Mariana Urias)

 

 

*Jornalista (JP)*

Karine Alonso

Reg. Prof. DRT: 16.315 – MG (SJPMG)

Assessora da P. Raposos - MG

 

                Raposos completará 322 anos em 2012, e em tanto tempo de história contribuiu muito para as riquezas de Minas Gerais. Um município cercado por belezas, atividades artesanais e turísticas que a cada dia buscam valorizar a cidade, que obtêm mais de 15 mil habitantes. Com tanta história para contar e atividades para serem mostradas para o Brasil, a cidade em todo esse tempo nunca teve um setor de comunicação para se preocupar em auxiliar o cidadão. Fora isso, mostrar as inovações do município que se destacaram em algumas vezes a nível nacional. Mas, na gestão do prefeito Nelcio D. Neves essa situação mudou. Com uma visão moderna e transformadora, o prefeito investiu em profissionais de comunicação para melhor servir a população.

                Atualmente, a Prefeitura de Raposos conta com uma equipe na assessoria de comunicação, são três jornalistas que atendem a demanda da prefeitura e das sete secretarias do município. Além de manter parcerias com outros veículos em outras cidades, como o Jornal Correio Eletrônico em Belo Horizonte que mantêm uma editoria exclusiva dedicada a cidade, o Jornal Divulgação de Notícias que sempre traz notícias de Raposos.  O veículo possui circulação em Raposos e Rio Acima.

                De acordo com o jornalista e assessor, Bruno Morais, é fundamental ter uma equipe de comunicação, além disso, ressalta a importância da parceria com o correio “Quando entrei na prefeitura no meio da gestão do prefeito, além da chefe de gabinete e coordenadora da comunicação, Geize Pires, eu era o único assessor. Com isso eu ficava responsável por tudo que se tratava da comunicação. Agora com a equipe facilitou tudo, podemos dividir as tarefas e trocar ideias. Fora isso a parceria com o Jornal Correio Eletrônico, através do jornalista Felipe José de Jesus, intensificou o nosso trabalho”, diz.

                Os profissionais trabalham para divulgar ações do município, atualização do site oficial da prefeitura, as redes sociais e o jornal oficial da prefeitura que servem como auxílio para toda a população raposense.

 

Primeira Edição do Jornal ‘Folha de Raposos’ >>

                Em 2011 a assessoria de comunicação da prefeitura lançou o Folha de Raposos que teve como objetivo mostrar para a sociedade as ações realizadas pelo prefeito Nelcio D. Neves com apenas um ano e meio de gestão.

 

Distribuição >>

                O Jornal teve distribuição em vários pontos da cidade, prefeituras mais próximas e também está sendo distribuído via PDF para que todas pessoas possam ter acesso. Para receber o jornal, favor encaminhar um e-mail para rapososcomunicacao@hotmail.com

 

 

Saúde em Raposos avança e ganha

apoio importante

 

Deputado e secretário de emprego em Minas, Carlos Pimenta,

 firma parceria com o prefeito Nelcio D.Neves

 

.

 O prefeito Nelcio D. Neves (Foto: Felipe de Jesus)

 

 

Por: Jornalista (JP)

Geize Pires

Comunicação de Raposos

 

                A saúde é um tema que vem sendo discutido nacionalmente e é também, uma grande preocupação para a maioria dos gestores municipais. Para o prefeito Nelcio D. Neves, prefeito de Raposos, a situação não seria diferente, por isso, visando uma melhoria no atendimento na saúde da população raposense, ele firmou uma parceria com o deputado e secretário de trabalho e emprego em Minas Gerais, Carlos Pimenta. Um gestor, que em pouco tempo conquistou benefícios importantes para a cidade.

                Em entrevista exclusiva ao jornal Folha de Raposos, o secretário Carlos Pimenta, disse que é uma oportunidade para ajudar ainda mais os raposenses. “Bom, na verdade o município de Raposos necessita muito de apoio, tem vida própria, principalmente no seu dia a dia. Já nos casos em que o habitante não puder ser atendido, estamos na incumbência de ajudar o prefeito em alguns projetos. Um deles já está sendo realizado, o Programa Saúde da Família com novos carros e novas ambulâncias. Lembrando, o Estado já adquiriu os carros, só depende da FIAT Automóveis a liberação das ambulâncias”, diz.

 

Raposos em 1º lugar >>

                Sobre o programa Saúde da Família, ele descreveu os benefícios que a população terá a partir da implantação do serviço. “Teremos equipamentos como: Ultra Som entre outros. Fora isso, a Farmácia de Minas, vamos informatizar a distribuição de medicamentos. Os idosos que não tem condições de buscar o medicamento, a Farmácia de Minas vai até eles”, ressalta.

Além de falar dos benefícios na área da saúde, Pimenta lembra que a cidade terá um outro ótimo serviço. “Conseguimos inserir Raposos no programa de Inclusão Produtiva. É um programa onde a população carente poderá aprender dentro de 5 cadeias produtivas: artesanato, lembrando, que daremos apoio aos artesãos, reciclagem com a utilização de plástico garrafa, alimentos, vestuário com fábrica de peças intimas. Fora isso, talvez criar sacolas retornáveis e fazer um convenio entre os municípios”, diz.

 

Número de cidades >>

                Já sobre o número de cidades que já estão incluídas no programa, o secretario disse que já passam das 5 e que Raposos só tem a ganhar. “ De janeiro a fevereiro, 10 cidades já estão no programa, lembrando, do Leste de Minas com o Mucuri. Os raposenses tem muito a ganhar com tudo isso, com toda certeza”, conclui, Carlos Pimenta.

 

 

FEIRA EM RAPOSOS....

 

 

II Feira de Produtores Locais oferece benefícios

aos trabalhadores de Raposos

 

Unidade móvel do SINE/MG esteve presente para

auxiliar na emissão de CTPS

 

O Prefeito Nelcio Duarte com o Secretário do Ajunto de Trabalho e Emprego Hélio Rabelo

 

Por: Karine Alonso

Comunicação Raposos

Fotos: Karine Alonso

 

                A II Feira dos Produtores locais aconteceu na manhã do dia 5 de novembro, foram nove barracas expostas com várias opções de culinária, artesanato e agricultura. A feira que já é sucesso pelo segundo mês deste ano é organizada pela Prefeitura Municipal de Raposos, Emater, Secretaria de Assistência Social e Secretaria do Meio Ambiente.

                Para a expositora Marlene da Conceição, das Barracas das Cândidas, a feira é muito importante para a divulgação de seus produtos e a valorização dos produtores da região. Na barraca da Sra. Marlene foram vendidos: banana, ovos, jatobá, jurubeba e todos os produtos são plantados na comunidade das Cândidas, próximo da estrada do Morro Vermelho.

                O maior destaque da feira foi à presença da unidade móvel do SINE (Sistema Nacional de Emprego). A unidade foi a Raposos a convite do Prefeito Nelcio Duarte que em visita a Cidade Administrativa solicitou esse serviço para os Raposenses para facilitar o deslocamento deles e a agilidade da emissão de documento sem sair da cidade. De acordo com a coordenadora da unidade móvel, Elizabeth Francisca de Souza, foi disponibilizada para Raposos aproximadamente 200 números de carteira de trabalho. Caroline Cristina de Araújo de 17 anos tirou a sua primeira via do documento e fala da importância dessa iniciativa, “Nunca tinha visto uma ação dessas aqui na cidade e para mim foi ótimo, porque agora posso procurar emprego e ir em busca de  oportunidades”. A barraca do SINE permaneceu na feira de 09h ás 14h e foram realizadas 54 emissões de carteira de trabalho.

 

Emissão de carteiras (Foto:Karine Alonso)

 

                O prefeito Nelcio Duarte marcou presença no evento, visitou as barracas e conversou com moradores. Além dele, o Secretário de Estado Adjunto de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo também visitou a feira com sua esposa parabenizando a Prefeitura de Raposos pela iniciativa e se colocou a disposição para ajudar cada vez mais nos próximos eventos.

 

O Prefeito visitando barracas (Foto: Karine Alonso)

 

 

<<< SELEÇÃO PARA PARTICIPAR DA FEIRA  >>>

Atenção Produtores de Raposos e região façam logo

o seu cadastro e participem das próximas feiras

 

 

                A realização da feira foi baseada em uma reunião entre os interessados para organizar a quantidade de barracas a ser disponibilizadas para o evento. Lembrando que a Prefeitura de Raposos oferece toda a estrutura para o feirante, barracas e organização são feitas pela prefeitura, Secretaria de Assistência Social e Secretaria do Meio Ambiente. O suporte “técnico”, qualificação e escolha dos produtos a serem expostos são realizados pelos funcionários da Emater.

                Para participar das próximas feiras é necessário procurar a Secretaria Assistência Social para realizar um cadastro, após realizar esse cadastro serão avaliados os produtores para em seguida haverá um contato para os procedimentos das próximas feiras.

 

 

CONFERÊNCIA...

 

IV Conferência é realizada em Raposos

 

O presidente da Câmara (Foto: Karine Alonso)

 

Por: Karine Alonso

Comunicação Raposos

Fotos: Karine Alonso

 

                                      

                A IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Raposos foi realizada no dia 4 de novembro no Salão Vicentino no centro da cidade. O tema da conferência foi “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

                O evento teve apresentações dos meninos da APAE e da Creche Menino Jesus, os convidados dançaram para divertir e estimular ainda mais a participação de todos em palestras incentivadoras como essa.

 

 

                A palestrante e diretora da Anglogold, Sandra Magalhães, apresentou aos participantes um novo modelo de política adotada para o tratamento das crianças e adolescente de Raposos, Sandra falou da importância de um espaço democrático para os jovens e a participação deles na política da Cidade.

   

 

REPORTAGEM TV CORREIO...

 

 

Festa do servidor público de Raposos agita cidade

 

Cerca de 600 funcionários participaram da festança

Festa ficou lotada - (Foto: Felipe de Jesus)

 

 

Jornalistas (JP):

Entrevista e fotos:

*Felipe de Jesus - DRT: 15263-MG

Filmagem TV:

*Karine Alonso - DRT: 16315-MG

*Equipe foi ao evento, por convite da Prefeitura de Raposos - MG

Veja a reportagem (vídeo) abaixo.

 

                Muita música e acima de tudo, muita alegria. Estes foram alguns dos pontos que marcaram a ‘Festa do Servidor Público em Raposos’, realizada no dia 28 de outubro na escola da Água Limpa. Cerca de 600 funcionários das secretarias de Educação, Cultura e demais participaram do evento. Em entrevista exclusiva ao Jornal Correio Eletrônico’, Geize Pires, chefe de gabinete e coordenadora do setor de comunicação da Prefeitura da cidade,  fala sobre a importância da festa e lembra que o evento, já é uma tradição em Raposos.

 

<< Veja na reportagem abaixo >>

 

EDUCAÇÃO EM FOCO...

 

 

Caminhada educativa encerra com

sucesso a 1ª Semana Pedagógica

 

Cerca de 250 pessoas participaram da caminhada  

Caminhada agitou a cidade de Raposos

 

Por:

Comunicação de Raposos -MG

Fotos: Assessoria de Comunicação Raposos

 

                A primeira semana pedagógica de Raposos foi encerrada com a “BLITZ – Nos passos da Educação”; idealizada pelo secretário de educação Glauber Rodrigo Lopes com o apoio do prefeito Nélcio Duarte. O evento parou toda a cidade, despertando atenção dos raposenses, que nunca tiveram iniciativas como essa, em prol da educação.

                A caminhada educativa contou com aproximadamente 250 pessoas, entre professores, organizadores da prefeitura e da secretaria de educação. O desfile teve início na Praça São Pedro e finalizou na escola municipal da Água Limpa com sorteio de brindes para os funcionários e uma homenagem ao secretário de educação Glauber.

                O objetivo da passeata foi mostrar os projetos das escolas a qual a população não tem conhecimento.  Para a moradora do bairro Bela Vista, Cíntia Magalhães, a iniciativa foi ótima, porque segundo ela, é preciso mostrar o lado bom de Raposos. Mora a 39 anos no local e nunca viu algum evento que mostrasse as conquistas da cidade. Exemplo da mudança foi o prêmio que recebeu o secretário de educação, divulgado pelo Jornal Escolar, produzido pela comunicação da prefeitura que foi distribuído no dia do evento. Ela completa dizendo que a região precisa ser mais divulgada e vista com bons olhos por todo o Brasil porque tem muita coisa boa que serve de exemplo, como a própria caminhada para valorizar os professores e funcionários da educação.

                Um dos motivos que mostram o desenvolvimento na cidade na gestão do prefeito Nélcio Duarte é o cuidado com a melhoria da educação. Glauber é um secretário diferente e que avalia as necessidades de Raposos bem de perto, “gosto de ir às escolas, conversar com as professoras e crianças. Ir a campo mesmo e saber do que está acontecendo. Depois sento com a minha equipe para ver o que poderá ser feito dentro de nossas condições” afirma o secretário. Todo esse esforço pode ser acompanhado pela professora da E.M Maria Augusta, Solange dos Reis, ela conta das melhorias que já foram realizadas, como por exemplo, a chegada de brinquedos para as crianças, que aproximadamente seis anos tinham sido solicitados e não tiveram sucesso.   Atualmente chegaram não só brinquedos, mas como também materiais escolares que estavam em falta. Para as professoras estão sendo oferecidos cursos, oficinas e palestras educativas, ela mesmo já concluiu aproximadamente 10 cursos, entre eles, primeiros socorros.

 

<< Saúde em foco >>

                A saúde também está na lista de prioridades. A prefeitura disponibilizou a contratação de uma nutricionista exclusiva para a educação, onde é realizado mensalmente um trabalho individual com cada aluno, um deles é o controle de pesagem que acompanha o desenvolvimento nutricional de cada criança.  A professora Solange também ressaltou a qualidade da merenda escolar. “Agora as crianças tem frutas variadas todos os dias, que antes não tinham”. A resposta para o bom resultado são as poucas vagas existentes nas escolas, crianças que saíram para estudar em outras instituições, estão querendo voltar, conta a professora.